Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro

Inauguração do Abrigo Meteorológico da Escola Secundária de Tondela

No dia onze de junho, depois de muitos esforços, realizou-se a inauguração do abrigo meteorológico. Trata.se de um equipamento simples, no entanto dadas as suas especificidades, bem como obtenção de financiamento, foi necessário um grande esforço para o obter, o que nos legitima parafrasear Fernando Pessoa: Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. Tratou-se de uma inauguração singela que contou a presença de diversos elementos da comunidade educativa escolar: direção, docentes, alunos.

Este projeto que está a ser coordenado e desenvolvido pelos docentes Hernâni Oliveira e Pedro Pereira, professores de Filosofia e Geografia, respectivamente, visou, primeiramente, a aquisição do abrigo, no entanto, o maior interesse pedagógico começa daqui para a frente com o registo dos elementos do clima a partir da leitura das informações fornecidas pelos instrumentos meteorológicos, como o termómetro, o higrómetro e o barómetro que estão dentro do abrigo. No exterior encontra-se o anemómetro e o pluviómetro para medirem a velocidade do vento e a precipitação, respetivamente. 

De salientar que foi preocupação dos dinamizadores, desde o início, envolverem outros docentes, bem como projetos e alunos da comunidade educativa, nomeadamente o germinador de plantas autóctones dinamizado pelo clube do ambiente, inserido no programa Ciência Viva na escola, a Biblioteca Escolar e o projeto Semear para ter futuro. Este último com a distribuição de árvores autóctones aos transeuntes, no parque urbano da cidade envolveu, com grande dinamismo, professores, alunos do ensino secundário da área de humanidades e alunos da sala CAA (Centro de Apoio às Aprendizagens). O registo diário dos elementos do clima e a sua divulgação, envolve, nesta fase inicial, os docentes coordenadores, professoras da educação especial, Sofia Morgado e Paula Machado e alunos. A Biblioteca Escolar terá um papel importante na divulgação dos dados dos elementos do clima registados.

Um abrigo meteorológico é uma “pequena casa” de madeira, cujas paredes são persianas que permitem a livre circulação do ar. No abrigo os instrumentos de medida estão protegidos da radiação direta do Sol e da radiação emitida e refletida da superfície terrestre e de objetos circundantes..

A dinamização deste abrigo meteorológico disponibilizará à comunidade escolar muitas potencialidades pedagógicas, uma vez que se fica a conhecer melhor a sucessão dos estados de tempo, a relação entre eles e os fatores do clima e, ainda, a sua importância para o ordenamento do território local, tornando deste modo as aprendizagens mais significativas para os nossos alunos.

De futuro, quer em contexto de aula ou noutro contexto educativo, pretende-se que este projeto continue a promover interações com toda a escola, com mais grupos e áreas disciplinares, assim como com a própria comunidade educativa em que a escola se insere. Com estes princípios acreditamos que este ou qualquer projecto pedagógico sai revitalizado e potenciado, podendo redescobrir-se quando tem esta perspetiva de se “abrir” à comunidade educativa.

HP

Scroll to Top