top
logo

 

Tomaz Ribeiro (1831-1901)

Político e poeta, nasceu em
Parada de Gonta, Tondela

 

 

 

Selo Escola Saudável 2
 

 


 


 


 

 

 

 

Atividades do ano letivo 2020-2021

 

As disciplinas ao encontro da LUZ

No âmbito do projeto interdisciplinar "As disciplinas ao encontro da LUZ", desenvolvido pela equipa educativa das turmas 8.º C + 8.º D, os alunos participaram empenhadamente numa prova de orientação, no dia 23 de junho, entre as 9:30 e as 11:30 horas. A prova consistiu num percurso em que os alunos, orientando-se através do mapa cartográfico da cidade, tiveram de percorrer onze postos. Em cada posto estava colocado um código QR que os orientava para o desafio seguinte através de questões abertas ou em formulários Google.

Ao longo do percurso, os participantes tiveram de responder a vários desafios, desde questões que abrangiam os conteúdos de todas as disciplinas, abordados ao longo do ano, declamação de poemas elaborados pelos alunos e poemas de autor até questões sobre aspetos da cultura local. Neste âmbito, os alunos visitaram a capela de Santa Ana no Museu Terras de Besteiros onde cada grupo foi desafiado a declamar um poema.

Este projeto contribuiu para o enriquecimento cultural e cívico dos alunos possibilitando-lhes um maior convívio com os seus professores fora da sala de aula. Foi uma manhã divertida e extremamente enriquecedora que culminou com uma dança no parque urbano (ver vídeo) e o degustar de um saboroso bolo de chocolate.

 

Oceanos de plástico

No âmbito de um projeto interdisciplinar, a turma 8.º H da Escola Básica do Caramulo trabalhou, ao longo deste ano letivo, o tema dos oceanos de plástico. Perante este desafio, nas disciplinas de Educação Tecnológica, Educação Visual, Matemática e Inglês, a turma propôs realizar uma exposição no átrio da escola, na última semana do ano letivo.

Com entusiasmo e imaginação desenharam o projeto e depois, com a aplicação de algumas técnicas de transformação de plástico, construíram os peixes, que representam a sua preocupação pela sustentabilidade do planeta e em especial dos oceanos. Construíram, ainda, esculturas com pirâmides e cubos decorados com imagens de poluição nos oceanos e elaboraram slogans para sensibilizar para a proteção dos oceanos. Esta turma quer deixar uma mensagem para todos os colegas que frequentam a Escola Básica do Caramulo.

As atividades realizadas ao longo do ano letivo deram origem a este blog.

 

Relembrar a cultura popular

Um grupo de alunos da escola Escola Básica de Campo de Besteiros, em tempo de confinamento, aceitaram um desafio da professora de Educação Especial e recolheram junto de familiares e amigos “ditos e provérbios de Campo de Besteiros”.

O resultado desta recolha deu origem a um pequeno livro com provérbios e “ditos”, ilustrado com arte fotográfica de lugares comuns, repletos de beleza da sua terra.

 

 

 

Projeto "AgroEscolas"

O Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro, no âmbito do projeto AgroEscolas, está a promover atividades e boas práticas ligadas à agricultura e ao mundo rural, de modo a aumentar a literacia agronómica junto dos seus alunos.

Assim, na Escola Básica do Caramulo tem-se desenvolvido um trabalho estratégico e transversal na dinamização de uma horta escolar, envolvendo diferentes turmas do pré-escolar, primeiro e segundo ciclos, professores e auxiliares e estabelecendo parcerias locais que dão apoio na construção do projeto. O cultivo de uma horta pedagógica constitui uma atividade saudável que proporciona equilíbrio, saúde e bem-estar. As crianças comprometem-se e responsabilizam-se pelas suas plantas, cuidando-as e dedicando-lhes tempo, num compromisso constante com o ser vivo.

Num trabalho de aprendizagem cooperativa e inclusiva, orientada para a troca de saberes, a tomada de consciência de si, dos outros e do meio, este projeto tem incutido nos alunos a importância de criar hábitos alimentares saudáveis, bem como de reciclar e proteger os solos.

Na Escola Básica de Campo de Besteiros, o projeto está a ser implementado com uma turma do primeiro ciclo, que tem cuidado da sua horta pedagógica. Plantaram-se algumas variedades de plantas, realizaram-se experiências (“germinação do feijão”), uma dramatização (“A viagem da Sementinha”), canções, observação da evolução do bicho de conta, trabalhos de expressões (partes da planta com pétalas e os “animais da tua comunidade”) e um DAC. Existiu a colaboração de todos os professores e educadoras da turma, assim como dos parceiros internos que estão responsáveis pelas medidas da autonomia e flexibilidade curricular no 1.º ciclo: medida 4 - (En)cantar de forma divertida; medida 6 - Labciência ++; medida 5 - De pequenino se aprende a ler: a biblioteca vai à sala de aula e medida 7 - ArteEducar.

Numa perspetiva mais abrangente, extravasando do espaço escolar para a comunidade, levando o projeto ao meio rural, a Escola Secundária de Tondela irá promover o arranjo e a decoração de espaços nas aldeias, com o objetivo de proporcionar ambientes de lazer agradáveis e convidativos ao relacionamento social.
 

Projeto "Encher Pneus"

"Encher Pneus" é um projeto transdisciplinar, a realizar na Escola Secundária de Tondela, em que se aplicam as noções apreendidas no decorrer das aulas a práticas do quotidiano, numa perspetiva funcional. Neste quadro, os alunos são desafiados a aplicarem noções de Matemática, higiene e segurança no trabalho, regras de alimentação saudável, conhecimento e manipulação de materiais e de ferramentas, etc., na confeção de coisas como pequenas refeições, objetos decorativos e objetos utilitários, entre outras.

A plataforma para implementação deste projeto é, sempre que possível, a utilização de materiais recicláveis e desenvolver, nos alunos, a capacidade de autorregularem os conhecimentos adquiridos, numa perspetiva de transição para a vida ativa para além da escola.

 

O Holocausto e os direitos humanos

O mundo reverencia anualmente, em 27 de janeiro, o Dia Internacional do Holocausto. Todos os anos as Nações Unidas instam todos os cidadãos a homenagear as suas vítimas e a recordarem a responsabilidade coletiva de prevenir os crimes contra a Humanidade. A trágica conjuntura do Holocausto em muito contribuiu para a materialização da cultura dos direitos fundamentais na contemporaneidade.

O projeto desenvolvido no Agrupamento denominado «Dia Internacional da Lembrança do Holocausto e os Direitos Humanos» visou interligar a lembrança do Holocausto com os princípios fundadores da ONU. A temática proposta partiu dos Domínios de Articulação Curricular (DAC) e desenvolveu-se num contexto multidisciplinar nas três principais escolas do Agrupamento. O projeto contou com o contributo da biblioteca do Caramulo e das disciplinas de História, Inglês, Português, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Moral e Religiosa Católica e das turmas do C, D, E, F e G do 7.º ano, A, B, E, F, G, H do 8.º ano e E, F, G do 9.º ano. 

Neste âmbito, foi possível desenvolver um trabalho interdisciplinar e de articulação curricular com os alunos, que garantiram a realização das aprendizagens essenciais de forma significativa. Para a dinâmica do desenvolvimento do projeto foram visionados filmes e documentários, nomeadamente «O Diário de Anne Frank», o «Cônsul de Bordéus», o «Padre Carreira - Justo entre as Nações» e a «Cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz em 2018». Foram também promovidos debates e reflexões, e abordada a obra literária «O Diário de Anne Frank». Paralelamente, foram realizadas visitas guiadas a uma exposição itinerante intitulada “Estrelas sem Céu: Crianças no Holocausto”, cedida pelo Centro Yad Vashem de Israel, e que convidou à reflexão sobre o genocídio, realçando a tragédia das crianças judias durante a Segunda Guerra Mundial.

Da metodologia de trabalho resultaram produtos finais interessantes que testemunham a construção do conhecimento, de forma autónoma e empenhada, por parte dos alunos.

 

Jogo Grafo-memória

As alunas Carolina e Lara do 2.º ano da Escola Básica do Caramulo, em conjunto com a professora de Educação Especial, desenvolveram um novo jogo, que se chama Grafo-memória, destinado a ajudar crianças que sentem dificuldade na aprendizagem da leitura.

Este trabalho insere-se no conceito DIY (Do It Yourself). Como não tínhamos materiais lúdicos para treinar o reconhecimento dos grafemas/fonemas e a memória visual, as alunas decidiram criar um jogo. Inicialmente a professora trouxe um saco com 24 cartões que apresentou às alunas, sem saberem muito bem como iam jogar. Mas estas alunas, com enorme entusiamo, construíram as regras e começaram a jogar. Levaram depois o jogo para a turma e para a biblioteca, aproveitando o tempo livre para jogarem. Foi um sucesso! O jogo pode-se jogar individualmente ou em grupo.

Neste vídeo podemos observar a interação das alunas durante o jogo.

 

Competências socioemocionais

Ao longo de vários anos, o projeto Competências Socioemocionais tem sido implementado em algumas turmas do 1.º ciclo na Escola Básica de Campo de Besteiros. Está inscrito no PAA do agrupamento e é coordenado e implementado pela professora de Educação Especial, com a parceria da Psicóloga do CRI. No presente ano letivo adotou-se o programa “Devagar se vai ao longe” da psicóloga Raquel Raimundo que está a ser implementado com a turma 6 dos 3.º e 4.º anos.

Os objetivos são a melhoria das competências socioemocionais e do desempenho académico, assim como a prevenção ou redução de problemas de comportamento e emocionais em crianças do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico. É um programa que destaca a importância não só do ensino de competências, mas também do modo como as mesmas deverão ser aplicadas a situações reais do dia-a-dia. O programa foi mencionado no relatório da União Europeia (2018) sobre evidência internacional na educação socioemocional e está aferido à população portuguesa.

 

Cartazes

A turma 7, 3º ano, da EB de Campo de Besteiros realizou dois trabalhos que se apresentam abaixo. O primeiro é um cartaz sensibilizando para comportamentos de poupança de água. O segundo é um cartaz com o objetivo de informar e avisar as pessoas para se protegerem contra a pandemia. Por favor, leia o cartaz com atenção e respeite as regras. Espalhando esta informação, juntos iremos sair desta!

Cartaz - Poupança de água

Cartaz - Stop Covid-19

 

 

Green Week 2021

No dia 4 de junho, decorreu no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPV um seminário integrado no Green Week 2021, sob a temática “Ambição de Poluição Zero”. Neste seminário, os diversos oradores divulgaram um conjunto de boas práticas e planos relativos à valorização de bio-resíduos e trabalhos de investigação e desenvolvimento em Poluição Zero.

Damos os nossos parabéns à formanda Matilde Carvalho, do 3º ano do Curso Profissional de Controlo de Qualidade Alimentar, deste agrupamento, pela belíssima apresentação do trabalho de investigação da equipa em que participa, como estagiária de FCT, sob a orientação da Professora Doutora Luísa Paula Cruz Lopes, relativo à caraterização e valorização de bio-resíduos.

Os docentes da Escola Secundária de Tondela diretamente envolvidos no referido curso congratulam-se com a prestação desta aluna e vêm por este meio agradecer publicamente o trabalho competente e dedicado realizado com os nossos estagiários pelo IPV e felicitar, em particular, a ESTGV pela oportunidade de participação neste evento.

 

Orçamento Participativo das Escolas

Decorreu uma vez mais esta atividade, em que os alunos apresentam as suas propostas de intervenção para melhorar o espaço escolar. Propostas apresentadas:

Escola Básica do Caramulo
Escola Básica de Campo de Besteiros 
Escola Secundária de Tondela - A

Escola Secundária de Tondela - B
Escola Secundária de Tondela - C
Escola Secundária de Tondela - D
Escola Secundária de Tondela - E

Resultado da votação

 

Somos Natureza

Os alunos do 7.º B, em parceria com a biblioteca escolar, realizaram um projeto interdisciplinar associando fotografias do outono e imagens do corpo humano.

 

 

 

 

 

 

 

Laços de leitura, música e ternura

As bibliotecas do AETTR organizaram atividades de envolvência comunitária, no âmbito do projeto aLer+2027.

Partilha de leituras

Recital de canções de Natal

Partilha de afetos

História da Ajudaris


bottom


Escola Secundária de Tondela 26/10/2021